Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Bonaire


Bonaire

O Local:

Bonaire é um parque marinho criado em 1979 que fazia parte da então Antilhas Holandesas e hoje classificada como um município especial pertencente aos Países Baixos (Holanda). Situada cerca de 80km ao norte da Venezuela no mar do caribe, a ilha é considerada um dos melhores pontos de mergulho no mundo em função de suas águas transparentes, quente e o principal atrativo de mergulhos ilimitados de praia ao longo de toda sua extensão (as operadoras também oferecem saídas embarcadas diariamente para os pontos de mergulhos para quem preferir cair diretamente no ponto e acompanhado de um dive master).

Com mais de 80 pontos demarcados de mergulho, Bonaire tornou-se símbolo de liberdade para os aficionados por mergulho, a qualquer hora do dia ou da noite é só lotar os cilindros na caçamba da caminhonete e escolher o local que desejar mergulhar.

Os mergulhos em Bonaire são tipicamente mergulhos de paredão, que começa por volta dos 5 aos 15 metros e descem ladeira à baixo (rrssss) assim, do mesmo modo que um mesmo ponto pode ser visitado tanto por mergulhadores básicos ou avançados, existe a necessidade de uma monitoração constante da profundidade para não se empolgarem e ir além dos limites de segurança.

Apesar de ser parte integrante da Holanda, devido à sua história de colonização e invasões, a linguagem nativa do povo de Bonaire é o papiamento, porém, o povo todo é poliglota e é comum além do papiamento falarem holandês, inglês, espanhol e mesmo às vezes até uma 5a língua!!!

Principais Pontos Visitados:

Hilma Hooker: Cargueiro colombiano apreendido com carregamento de drogas, afundado anos depois para servir de recife artificial. Um dos pontos mais visitados em Bonaire.
Salt Pier: Mergulho ao longo dos pilares do pier, na minha opinião o melhor mergulho em Bonaire. Em função da carga/descarga de sal, o ponto só pode ser visitado com autorização e acompanhado de um dive master local (teoricamente... rssss).
1000 Steps: O mergulho em si é bom como todos os outros em Bonaire, mas a atração especial fica pro final depois que acabar o mergulho. Hora de pagar os pecados!! (rssss)
18th Palm: Grande quantidade e variedade de vida, ótimo para um mergulho noturno.

Quando ir:

Estando fora da rota dos furações, Bonaire pode ser visitada durante o ano todo, sendo que a temperatura da água não costuma variar muito ficando em torno dos 28 graus e a visibilidade por volta dos 30m ou mais.

Apesar de não ser diretamente afetada pelos furações, durante a época de julho a outubro, as chuvas e os ventos estão mais presentes e as vezes podem cair algumas belas pancadas de chuva.

Fora o Mergulho:

Bonaire tornou-se basicamente uma ilha que vive em função do turista de mergulho, então uma viagem com a família incluindo crianças e pessoas que não mergulham pode não ser das melhores opções. Mas em compensação para o mergulhador, mesmo fora d'agua, Bonaire é tudo de bom!!! Desde lojas no centro vendendo os mais variados souvinirs, passando pelos dive shops com equipamentos de última geração a preços bem atraentes e até lojas especializadas em equipamentos de foto sub.

São tantos os pontos de mergulho a serem explorados que fica difícil querer ficar fora d'agua, mas se conseguir se convencer que a ilha tem muito mais a oferecer além dos mergulhos, não irá se arrepender de sair para conhecer o parque ao norte da ilha e o lado leste.

De noite a animação está no centro, barzinhos tocando música caribenha, rock ou mesmo os karaokes com os tradicionais bêbados desafinados achando que estão arrasando garante a diversidade e o agito da noite. No centro você também encontrará bons restaurantes a preços a partir de uns $15.

O que Levar:

Para o mergulho, um short-john de 3mm é mais que suficiente e para os mais friorentos uma peça inteira de 5mm atende. Como as saídas são de praia, uma bota com solado firme e nadadeira aberta é praticamente obrigatório pra mergulhar em Bonaire. Fora d'agua muita bermuda, camisetas leve e quilos de protetor solar.

De noite o ambiente é bem descontraído e então se quiser sair de regata, bermuda e chinelão, sem problemas!!! Só não saia pelo-amor-de-deus com a camisa da seleção da Holanda!!! A não ser que você... (esqueça, não tentem entender... rssssss)

Se você for como 99,9% dos mergulhadores que fazem mergulhos de saída de praia, leve consigo algo de beber e beliscar pra deixar no carro pois assim que voltar certamente vai sentir falta ; )

Recomendo:

Leve uma sacola térmica grande, será uma ótima pedida pra manter suas bebidas gelando enquanto você mergulha.

Seja certificado Nitrox e escolha um pacote que inclua nitrox free.

Se estiver pensando em comprar algum equipamento novo antes de ir pra lá, pesquise um pouco antes e arrisque deixar pra comprar por lá. Certamente você não irá se arrepender.

Dependendo do número de pessoas no grupo, a não ser que seja um grupo extremamente homogêneo, opte por alugar um carro a mais, assim terão mais liberdade pra cada grupo ir onde tiver vontade. Afinal, com tantas opções, nem sempre as pessoas estão a fim de seguir o mesmo roteiro.

Não deixe à mostra coisas de valor. No mergulho, leve apenas o necessário e largue seu carro aberto. No hotel use o serviço de cofre.









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho