Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Cozumel/México


Cozumel/México

O Local:

Cozumel é uma ilha situada no extremo leste do México, ao lado da Península de Yucatã no lado caribenho, próximo a Cuba e a poucos quilômetros do famoso balneário de Cancun. Conhecido pelas suas águas transparentes e quentes, Cozumel tem sem dúvida, a melhor água em termos de visibilidade do lado Atlântico.

Apesar do ser uma ilha relativamente grande, com 48km de extensão e 16km de largura, seu pontos de mergulho basicamente se concentram do lado sudoeste, afastado do centro e próximo ao grandes resorts.

Vale ressaltar que além de Cozumel, existem os famosos cenotes no lado do continente a as cavernas de Akumal para os mergulhadores credenciados a poucos quilômetros de Cozumel.

Principais Pontos Visitados:

Cozumel
Basicamente Cozumel oferece mergulhos de recife e paredões que não diferem muito de um ponto para outro. O grande destaque aqui fica por conta da visibilidade, comum a todos os ponto : )
Santa Rosa Wall: Um belo paredão com muita vida e passagens formando um belo visual com suas águas transparentes ao fundo.

Cenotes
Existe uma infinidade de cenotes no México. Alguns apenas para snorkel, outros para mergulho recreacional e outros técnicos. Programe-se antecipadamente de acordo com a disponibilidade e seu credenciamento.
Bat Cave: Cenote pertencente ao circuito de Dos Ojos, com muitas formações de cavernas (espeleotemas) onde é possível avistar ao final um teto seco com alguns morcegos residentes da caverna.
Barbie Line: Outro cenote do circuito de Dos Ojos, com belos espeleotemas e com várias aberturas ao longo do circuito por onde a luz do sol penetra nas águas escuras da caverna iluminando as paredes e formações dando um tom especial e muito bonito ao mergulho.

Isla Mujeres
Estátuas: Criado pelo escultor Jason deCaires Taylor, é um conjunto de esculturas com várias figuras humanas do cotidiano que foram afundadas para formar um recife artificial.

Quando ir:

Definitivamente de agosto a outubro, a época é perigosa para visitar Cozumel em função do período de furações, diria até de julho a novembro.

No mais a temperatura é constante em torno de 29 graus e a visibilidade pode ultrapassar os 50 metros.

Fora o Mergulho:

Cozumel basicamente restringe-se ao mergulho. Existe alguma coisa da cultura Maia, o centro comercial, etc mas não há muito o que fazer por lá fora as atividades aquáticas.

Já de volta ao continente, há diversas opções que dependerão do tempo e interesse. Na parte cultural, destaque para as ruínas Maias onde os principais sítios são os de Chichén Itzá (eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno) e Tulum. Para o roteiro da diversão, os parques aquáticos de XCaret e Xel Há são 2 exemplos. Para os que estão a fim de sombra e água fresca, as águas transparentes de Playa del Carmen, Cancun, Isla Mujeres e tantas outras cidades ao longo da península de Yucatã. E finalmente para o agito, Playa del Carmen e Canun são os pontos a serem visitados.

Impossível deixar passar em branco a gastronomia mexicana. Guacamoles, Fajitas, Nachos fazem parte dos petiscos obrigatórios, além dos Tacos al Pastor. Para beber, Tequila!!!Ah, e esqueçam os burritos! Não existem burritos mexicanos, só se for os burrinhos pra cavalgar. Pra comer, esqueça! ; )

Reserve alguns dias para conhecer também o centro da cidade do México assim como os templos do Sol e da Lua que fazem parte da cultura Mexica (Asteca).

O que Levar:

Para o mergulho, um short-john de 3mm é mais que suficiente e para os mais friorentos uma peça inteira de 5mm atende. Fora d'agua muita bermuda, camisetas leve, óculos de sol escuro (muito escuro, se é que você me entende - rssss) e quilos de protetor solar.

De noite, uma roupa legal e descontraída, nada formal, para conhecer os restaurantes, bares e agitos, mas não em Cozumel, provavelmente terá que voltar ao continente para sair em Cancun ou Playa del Carmen.

Em Cozumel, além dos mergulhos, existe um outro atrativo principalmente para as mulheres, a venda de diamantes!!! Então, se estiver a fim de adquirir alguma pedrinha, é bom levar mais dinheiro e/ou aumentar o limite no cartão : )

Recomendo:

Não se limite aos mergulhos em Cozumel, reserve alguns dias para mergulhar nos cenotes e cavernas, assim como admirar as antigas construções dos povos Maia no lado da Península de Yucatã e do povo Mexica (Asteca) no lado da cidade do México. Porém é preciso planejamento e grana, pois as atrações são distantes e demandam um carro ou uma agência de turismo. É possível fazer 2 ou mais atrações em um dia, mas vai depender da disposição tempo e logística que o grupo tiver/planejar.

Visite uma Tequilaria ou uma Tequila Factory, prove os diversos tipos de tequila, mas tome cuidado para não sair borracho de tanto shot que irá tomar : )

Não tenha medo das comidas "calientes" em Cozumel, Canun, etc. Como são lugares turísticos, os mexicanos costumam pegar beeeeeemmmmm mais leve na pimenta que nos lugares tradicionais. Se você quer saber como é uma comida bem temperada mexicana, terá que procurar fora do roteiro turístico.









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho