Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Natal/RN


Natal/RN

O Local:

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é na milha opinião uma das capitais mais belas da região Nordeste. Banhada por belíssimas praias e próxima de lugares famosos como as dunas de Genipabu e a praia de Pipa, Natal com certeza é um destino muito procurado por turistas tanto nacionais como estrangeiros. Apesar de toda beleza da região, a cidade é ainda muito pouco procurada pelos mergulhadores. Natal possui ótimos pontos de mergulho, não só próximo à capital, mas também ao Sul em Pirangi como ao norte em Maracajaú.

Apesar da água quente, em torno de 27 graus, e da boa visibilidade, em torno dos 15 a 30ms, os pontos são em mar aberto sujeito a correntes e em profundidades que variam dos 15 aos 35ms sendo a grande maioria dos pontos de mergulhos profundos. No fundo do mar, a quantidade de vida é surpreendente e a satisfação é garantida!

Principais Pontos Visitados:

Natal
Serigado de Fora: Mergulho profundo, chegando a cerca de 25 metros, o fundo é de rochedo com vários arcos e pequenas grutas.
Batente das Agulhas: Com certeza o melhor ponto de mergulho em Natal, mas também o mais distante. Formações únicas com várias "agulhas" formando um platô de colunas. Imperdível!!!
Tartaruguinha: Como o nome já diz, você vê de tudo, menos tartarugas :) Apesar disso o que não falta são lagostas por lá, muitas, muitas, muitas!!!

Pirangi
Cabeço dos Meros: Mais um ponto onde se vê de tudo, menos Meros (rsssss) local fácil para ver tubarões lixas e uma quantidade incrível de vida.
Barreirinha: Sem dúvida o ponto onde mais vi peixes por metro cúbico de água!!!Muitos cardumes, muita vida e variedade. Ponto obrigatório!

Quando ir:

Natal pode ser visitada durante o ano todo, porém devido aos ventos que constantemente sopram por lá, é possível que alguns mergulhos tenham que ser cancelados ou mesmo serem feitos em condições de navegação não muito agradáveis. Via de regra, a melhor época para mergulhar em Natal é no verão.

Fora o Mergulho:

As opções são inúmeras partindo de Natal e você ficará bem indeciso se consultar o catálogo de opções das agências de turismo. As praias são belas e ótimas para o banho, tanto para o norte como para o sul, existem excelentes opções de passeios incluindo praias, dunas, lagos, etc... Ao norte, são famosos os passeios para as piscinas de Maracajaú e as dunas de Genipabu, ao sul o maior cajueiro do mundo em Pirangi e a praia de Pipa.

De noite o agita é garantido em Natal, é só perguntar onde fica a rua do Salsa que você encontrará todo mundo por lá! Bares, restaurantes, salsa, rock e forro, a rua tem de tudo para agitar a noite e no meio de tudo isso, tem ainda um castelo que é na verdade um excelente albergue! Mas se o seu ritmo é eletrônico, dai estique então até a praia de Pipa, pois lá o som rola a noite toda até de manhã a dentro.

O que Levar:

Para mergulhar, uma roupa de 3mm é o suficiente. Fora isso os já obrigatórios protetor-solar, óculos escuro, roupa leve, etc. De noite não é preciso nada formal.

Para os passeios no barco, devido aos ventos constantes, um remédio contra enjôo pode ser aconselhável. No buggy, para aqueles que tem os cabelos mais compridos, um boné ou uma bandana é fundamental.

Recomendo:

Reserve 3 ou 4 dias para os mergulhos na parte norte assim como 3 ou 4 dias para os mergulhos na parte sul.

Faça os passeios de buggy, mas se você for a mergulho e só restar um dia para passeio por causa do intervalo de superfície, a melhor opção sem dúvida é um rolê de buggy nas dunas de Genipabu, mas peça ao buggueiro com emoção! :)

Ou 8 ou 80. Se tiver com grana, fique eu um dos resorts em Natal. São em frente às praias, praticamente exclusivos e com toda mordomia e requinte que tem direito. Agora, se quiser economzar, uma ótima opção, principalmente para os solteiros é ficar no albergue. Uma construção feita em forma de castelo e o melhor de tudo, bem no centro do agito em Natal.









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho