Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Ubatuba/SP


Ubatuba/SP

O Local:

Ubatuba é a última cidade do litoral norte paulista. Distante cerca de 250km da capital, Ubatuba tornou-se um dos principais pontos turísticos de São Paulo por suas praias limpas e tranquilas. Tranquilidade esta que também é muito apreciada pelos mergulhadores, principalmente os iniciante, que graças a topografia da região, permite mergulhos em vários pontos abrigados, longe das correntezas e marolas que aterrorizam os marinheiros de primeira viagem.

Devido a maioria dos pontos de mergulhos serem próximos ao continente e a região ser a foz de diversos rios, a visibilidade em geral não costuma passar dos 10 metros.

Principais Pontos Visitados:

Ilha Anchieta: Diversos pontos de mergulho ao longo da ilha como os da Praia do Leste. Pontos abrigados, ótimos para mergulhadores iniciantes.

Ilha Vitória: Local mais distante e também o melhor ponto de mergulho da região. Na verdade a Ilha Vitória faz parte do município de Ilha Bela, porém as saídas costumam ser mais frequentes de Ubatuba.

Ilha Rapada: Ilha minúscula, de pouca profundidade, ótima para aqueles mergulhadores que querem ficar horas de baixo d'água dando voltas e mais voltas ao redor da ilha : )

Ilha das Couves: Outro ponto tranquilo de baixa profundidade para mergulhadores iniciantes

Quando ir:

Ubatuba pode ser visitada durante o ano todo. Porém como o trocadilho já diz, costuma ser difícil/ruim mergulhar em Ubachuva neste período ;)

Fora o Mergulho:

Para aqueles que gostam de curtir a noite, Ubatuba é meio deserta principalmente fora de temporada. Durante os picos de movimento no verão é mais fácil encontrar algum tipo de agito, mas nada comparado às praias mais badaladas do litoral paulista.

Além das diversas praias e passeios de barco que a cidade oferece, Ubatuba é uma região rica para os amantes da natureza, com trilhas, cachoeiras, passeios de bike, etc.

O que Levar:

Para o barco, com certeza uma capa de chuva ou um abrigo tipo anorak. Afinal, Ubachuva não ganhou esse apelido à toa :)

Para o mergulho, uma roupa completa de 5mm é o suficiente, mas para os mais friorentos uma semi-seca pode ser recomendada. Em alguns picos no verão, até mesmo uma de 3mm pode ser uma boa opção aos mais calorentos.

Recomendo:

Se você é um mergulhador iniciante, ou quer que alguém comece a mergulhar, Ubatuba é um ótimo lugar para iniciar a prática.

Se já adquiriu alguns logs de mergulho e/ou prefere um mergulho com águas mais claras, a Ilha Vitória com certeza será um dos melhores pontos no litoral norte paulista a ser visitado.

Faça um passeio de barco para curtir a região e outras praias mais distantes. Procure se informar sobre os mais diversos tipos de passeios na região, certamente irá encontrar um que seja a sua cara.

Faça uma visita ao Aquário de Ubatuba e ao projeto Tamar.









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho